Sinais de que a gestão do seu escritório jurídico precisa ser melhorada

Sinais de que a gestão do seu escritório jurídico precisa ser melhorada

O trabalho em um escritório jurídico nestes tempos de alta competição não é tão simples como até há pouco tempo. E tampouco é fácil ou simples a gestão do escritório, diante dos apelos que a vida – e a acirrada competição – pode oferecer todo dia a membros de sua equipe. Por isso, são também altas as exigências do gestor chefe do escritório ou seus sócios com a gestão do seu escritório jurídico.

 

Estas exigências caminham em várias direções. Há o aspecto da administração pura e simples do escritório, em que o gestor precisa estar com sua atenção máxima voltada para os aprimoramentos e novas tecnologias, indispensáveis hoje para fazer frente à concorrência, que não para de crescer ou apresentar novidades ao mercado.

 

Para manter o grupo sempre motivado

Dentro ainda desta importante tarefa administrativa, há outra que talvez seja ainda mais importante: a administração de pessoal e os recursos humanos de forma geral. Diante do que se oferece hoje aos escritórios de advocacia em novas tecnologias e melhorias na qualidade dos serviços, não perder estas oportunidades mostra-se indispensável como ferramenta motivacional à equipe.

 

Manter a equipe unida e motivada sabe-se que é indispensável em qualquer ambiente de trabalho. E funciona assim também em um escritório de advocacia, especialmente nestes tempos em que a especialização, com o treinamento necessário e continuado, exige o dispêndio de muito tempo e dinheiro.

 

Evitar perdas importantes na equipe

A motivação entra aí para não permitir que você venha a perder peças importantes em sua equipe, muitas vezes difíceis de repor num mercado que não oferece assim tanta gente já treinada. As próprias faculdades de Direito jorram ao mercado, todo ano, centenas de milhares de novos advogados, mas, poucos com o aprimoramento técnico que o mercado exige.

 

Perder membros de sua equipe, portanto, pode representar uma perda não apenas difícil de repor, como, também, que lhe custou muito em aprendizado. A nova gestão do seu escritório jurídico exige muita atenção para que estas perdas não se tornem constantes e custosas.

 

Os desafios que são motivacionais

E é exatamente na gestão do seu escritório jurídico que você pode encontrar as armas possíveis para impedir essa sangria. Se você olhar em volta dentro de sua equipe, certamente encontrará a maioria composta por gente jovem, sejam advogados formados há pouco ou membros de assessoria também há pouco egressos do banco escolar – de nível médio ou superior.

 

E o que essa turma jovem mais adora são exatamente desafios. A rotina de um cotidiano sem sobressaltos – e repetitivo no dia a dia – costuma provocar-lhes a sensação de que a vida está monótona demais. Em boa parte das vezes, não lhes basta o salário – ou os rendimentos – no final do mês.

 

O treinamento é sempre saudável

Desafios e motivação parecem ser palavras chaves para colocar essa turma a mover o esqueleto com satisfação e alegria. E aí entra também o conhecimento, que é possível prover com cursos, palestras e seminários que podem ser não apenas motivacionais, mas, principalmente, de acréscimo de conhecimentos que podem retornar como maior produtividade e produção do escritório – ou seja, maiores lucros.

 

É claro que você não precisa encarar desta forma direta e objetiva – mas, mesmo que de forma subjetiva, manter sua equipe em sobressalto, com rodadas contínuas de treinamento e novas cargas de conhecimento, é uma forma saudável, para empresa e colaboradores, de manter a motivação da equipe.

 

Estratégia de crescimento seguro

Dito de outra forma, é possível aproveitar o contínuo treinamento da equipe como forma de manter o moral elevado da turma. Ao mesmo tempo em que você oferece treinamento e novos conhecimentos, ganha em motivação da equipe e melhorias na gestão do seu escritório jurídico.

 

Tudo isso que parece coisa simples, entretanto, é bem mais complicada. Pois há a necessidade de que esses treinamentos não sejam aleatórios, mas, dentro de uma estratégia empresarial de crescimento e aprimoramento técnico. Com a inserção em novas tecnologias – o que é bastante demandado por essa gente jovem -, você dá um salto de qualidade em seu escritório que deve estar dentro de uma planejada estratégia de crescimento.

 

O treinamento precisa de qualidade

Isso mesmo, você encaminha a solução para duas questões demandadas pelos atuais tempos modernos – treinamento e motivação da equipe e salto qualitativo com as novas tecnologias. Ao decidir-se por esta estratégia, entretanto, você precisa ter tomado algumas providências anteriores.

 

A primeira é a busca de uma assessoria técnica especializada que vá lhe permitir entrar nessas tecnologias sem aventurar-se em algo que você não conhece ou domina muito bem. Assessoria técnica de qualidade como a prestada pelo Sisea é indispensável para chegar a bons resultados sem correr riscos.

 

É o homem que domina a máquina

É que não basta a introdução de novas tecnologias para manter a equipe motivada – como não bastam os salários ou ganhos sobre rendimentos como dissemos há pouco. A gestão do seu escritório jurídico precisa caminhar junto com a qualidade do trabalho e a gestão do seu capital humano, indispensável em empreendimentos em que o homem é mais importante do que a máquina.

 

Embora a máquina – ou os novos processos tecnológicos – seja hoje indispensável, nenhum computador ou programas trabalham absolutamente sozinhos sem o comprometimento do homem que vai operá-los. Mesmo que os softwares trabalhem à noite em busca do acompanhamento de processos, eles nada farão se não tiverem sido devidamente abastecidos com as informações necessárias sobre o quê devem buscar.

 

Mais motivação e entusiasmo no trabalho

Essa interação é que faz a diferença e vai mostrar lá na frente resultados satisfatórios em lucratividade. E para que você tenha os lucros que busca junto com sua equipe de sócios, é preciso que toda equipe tenha o treinamento – e a motivação – suficiente e correto para saber o que fazer no momento adequado.

 

Através dessa gestão do seu escritório jurídico atenta e vigilante que nem olho de águia é que será possível evitar a desmotivação da equipe e a manutenção da qualidade no trabalho, com atenção redobrada na produtividade. Para os jovens advogados da sua equipe – ou mesmo pessoal de assessoria técnica -, tarefas que vão lhe mostrar constante aprendizado são balizadoras de motivação e entusiasmo no trabalho.

 

Crescimento seguro e sustentado

Outro aspecto que será importante demais levar em consideração é a política interna de cargos e salários. Se o jovem advogado ou demais colaboradores de sua equipe gostam de inovação – que você pode usar como política motivacional -, também lhes é de bom grado saber que podem evoluir na empresa e crescer em cargo e salário.

 

Por isso toda essa carga de cursos ou aprimoramento técnico precisa ser acompanhada por pessoal especializado, como citado o Sisea. Tudo deve estar dentro de um planejamento estratégico muito bem montado. Feito isso, a gestão do seu escritório jurídico estará levando o empreendimento para um futuro de crescimento seguro e sustentado.

 

Quer saber mais sobre como aprimorar sua gestão? Veja em: Como elaborar uma boa gestão estratégicas para escritórios jurídicos.

Escrito por easycase

Separamos esses artigos para você...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *