Gestão para escritórios de advocacia – Porque é tão importante?

Gestão para escritórios de advocacia – Porque é tão importante?

Se você ainda está vivendo aquele tempo do advogado ‘especializado’ em tudo, com a surrada placa de “causas cíveis, criminais, comerciais, família, etc”, saiba que você está fora do seu tempo. O momento agora exige que o advogado atue com foco em determinados segmentos e, de forma especial, que cuide da gestão de seu escritório.

Com pouco mais de um milhão de advogados e 1.240 cursos de Direito jogando mais de 160 mil novos advogados por ano no mercado, a competição tornou-se acirrada demais. Devido a essa nova ordem, acrescida da dinamicidade das novas tecnologias, os escritórios precisam atuar como empresas e os advogados como empreendedores, verdadeiros homens de negócios.

 

 

Você precisa atuar como empreendedor

Mesmo que não tenham recebido em sua formação acadêmica esse viés empreendedor, com cadeiras específicas em gestão empresarial, controle de finanças e, especialmente, marketing jurídico, essas novas expressões já fazem parte do vocabulário dos advogados que tratam de se organizar para garantir o crescimento empresarial de seus negócios.

Neste novo estágio da profissão, atuar como empreendedor pode significar garantir o sucesso e crescimento profissional ou, se não o fizer, marcar passo no mesmo lugar enquanto observa os demais escritórios, mais organizados e com uso de tecnologia, ampliar espaços e crescer com a conquista de novos clientes.

 

 

Onde começa a gestão empresarial

Aqui parece estar o ponto de separação entre o antigo modelo de escritório de advocacia e os novos, tecnicamente melhor preparados: a gestão dos novos escritórios precisa prepará-los para conquistar clientes novos, o que antes não era tarefa primordial.

Em uma avaliação mais antiquada, o próprio Código de Ética da OAB limita a ação do advogado na busca de novos clientes, ao limitar a publicidade e praticamente proibir a propaganda.

 

 

Brechas no Código para o marketing

Mas, vista a partir de um olhar mais atual, mais moderno, o Código deixa amplo espaço para ações de marketing que podem ser implementadas pelo advogado a partir do uso das novas tecnologias.

O networking é um dos principais exemplos, além de que o próprio advogado é seu marketing, ao participar de eventos e convenções, além de poder escrever artigos e dar publicidade ao tratar de temas de seu interesse e conhecimento e de relevante interesse social. Com estas ações, pode atingir e granjear novos e importantes clientes.

 

 

Comece pela avaliação do seu escritório

O marketing e divulgação do escritório – e suas especializações – são lembrados aqui por serem indispensáveis a qualquer esforço de crescimento e expansão que o escritório venha a desenvolver. Junto a esse esforço, entretanto, é preciso pensar a gestão empresarial para o escritório, o que inclui gestão moderna da administração, de pessoal, financeira, expansão, novos clientes e, então, o marketing.

Como começar esse processo? É preciso iniciar por uma avaliação completa de seu escritório. Por exemplo, reunir a equipe a discutir as ações que estão sendo implementadas, colher opiniões entre o grupo e ver os novos caminhos que podem ser seguidos. Você pode surpreender-se com os resultados. Fazer novas reuniões e aprofundar as avaliações.

 

 

Planejamento, o xis da gestão moderna

É possível que esses encontros resultem na conclusão de que o escritório precisa partir, urgentemente, para a modernização, em busca do crescimento e resultados melhores. É a hora de caminhar para o planejamento estratégico, o que já vai exigir a assessoria de pessoal especializado. Mas, é este o caminho.

Ao fazer um planejamento estratégico, com a ajuda de escritório especializado – esse pessoal não costuma ser muito caro -, você estará levando sua banca definitivamente a ingressar na moderna gestão empresarial. O planejamento inexoravelmente vai desembocar em recomendações que incluem o uso de software jurídico especializado e a eliminação do papel em seu escritório. A gestão moderna chegou.

 

 

Ação em grupo sob a direção do líder

A administração estratégica – resultante do planejamento – vai levar à indicação de novos caminhos, com diretrizes e opções em que cada um de sua equipe ganhará novas responsabilidades dentro de uma dinâmica de organização empresarial. Também aumentarão as cobranças individuais, pois cada um passa a ganhar tarefas e metas a serem atingidas.

Isso inclui os líderes do empreendimento – caso de você e seus sócios, se eles existirem -, pois toda a organização passa a ter metas e elas sempre são ambiciosas. Agir em grupo passa a ser o parâmetro e isso mexe com todos, em busca das metas.

 

 

O software jurídico é o caminho

Sua empresa passa a ter objetivos e o principal deles é a expansão e o crescimento, o que inclui o tratamento e atendimento de excelência aos atuais clientes e a busca de novos clientes. Você vai perceber que o planejamento, que levou à administração estratégica, necessita de acompanhamento contínuo e é este que vai dar a nova dinâmica de gestão de excelência a seu escritório.

A introdução do software jurídico praticamente elimina o trabalho com papeis e todos os procedimentos passam a ser digitais. Também acaba aquela necessidade frenética de, todos os dias cedo, fazer buscas nos portais de Fóruns, Tribunais e cartórios para ter o acompanhamento dos processos.

 

 

Resposta mais eficiente ao cliente

Isso já foi feito pelo próprio software, enquanto você e sua equipe dormiam. Com as atualizações ali num click de computador, imediatamente cada um da equipe já sabe o que fazer e dá andamento aos processos, atendendo requisições e petições e, quando for o caso, dar imediato conhecimento ao cliente.

Não apenas agiliza seu trabalho, como, também, o cliente sente que as respostas estão sendo mais rápidas e precisas e isso aproxima as duas partes – cliente e advogado. Para você, sobra mais tempo para fazer o que deve ser exatamente sua tarefa primordial: pensar os processos, dar os encaminhamentos corretos e mais atenção ao cliente, estabelecendo contatos mais precisos.

 

 

Gestão financeira mostra os resultados

Perder prazos jamais, pois o próprio software jurídico já encarrega-se das atualizações e de comunicá-lo de eventuais procedimentos. Software como o easycase fazem essas atualizações e você recebe todas as informações em seu computador e até mesmo em seu smartphone. Com isso, será possível fazer reuniões online com a equipe, mesmo que você esteja em viagem.

Essa ação interativa talvez seja hoje o principal resultado da gestão num escritório de advocacia. Agiliza processos e transfere imediatamente trabalho e responsabilidades para toda a equipe. Melhora a produtividade e a resposta aos clientes. O resultado vai aparecer no final do mês, através da gestão financeira e a adoção do fluxo de caixa que veio junto. A partir daí, as ações de marketing entram no processo de gestão para garantir a expansão e o crescimento da organização. E você vai viver mais tranquilo.

 

Quer saber mais sobre gestão para escritórios de advocacia? Veja mais dicas em: Como elaborar uma boa gestão estratégica para escritórios jurídicos

 

Escrito por easycase

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