O que 2019 reserva para o mundo da advocacia EasyCase

O que 2019 reserva para o mundo da advocacia?

Em boa parte das vezes, as retrospectivas do ano que finda e as projeções para o que se inicia mais se parece com modismo – ou mania – de alguns canais de TV ou jornais. Para o mundo da advocacia neste início de 2019, entretanto, previsões ou projetar expectativas para o ano são até mesmo uma obrigação profissional, tendo em vista as novidades e tendências que se espera.

Com uma administração federal completamente às avessas àquela que governou o País a partir de 2003 até 2016, espera-se mesmo que as mudanças anunciadas – e algumas esperadas por muitos – sejam de balançar as estruturas sociais, com muito trabalho à advocacia em geral.

Atenção com mudanças que vêm aí

Por isso, estar atento a essas mudanças pode equivaler, a bons advogados e, de forma especial, a escritórios com especializações, a não perder as oportunidades de novos e importantes negócios que vão se abrir. Só para citar um exemplo, as anunciadas mudanças na área da Previdência podem ferir direitos já adquiridos, o que exigirá a imediata ação advocatícia em busca da proteção da Justiça.

E não é só isso. Algumas das pretensões do novo governo – no nível federal e em alguns estados -, conforme já comentado por governantes ou seus simpatizantes, podem ferir cláusulas pétreas da nossa Constituição, o que novamente vai exigir que advogados e a própria OAB mantenham-se vigilantes.

Gestão do negócio jurídico

Para aquele profissional efetivamente preocupado com o seu futuro, entretanto, a nova administração federal – ou estaduais – está longe de ser sua maior pauta de atuação. Esta de fato está no próprio cenário que tem se apresentado para o mundo da advocacia nos últimos anos, nas transformações por que vêm passando a profissão.

Assim como ocorreu em 2018, este novo ano mantém a exigência de que os escritórios, dos pequenos em cidades menores até as grandes bancas melhor estruturadas, mantenham o foco na questão administrativa.

Dificuldades x oportunidades

Ter na mente que a boa gestão de seu escritório pode ser a melhor solução para os seus negócios parece, mesmo, ser a questão central a ser trabalhada pelo advogado neste novo ano. O atual cenário revela um ambiente que vai do inóspito ao excelente, dependendo do posicionamento de cada escritório.

E a razão é bastante simples: o que pode ser inóspito ou de extrema dificuldade para uns, pode oferecer-se como oportunidade de novos negócios para os que já estejam reposicionados no mercado, com uma gestão mais moderna, enxuta e aproveitando bem as novas ferramentas que o mercado oferece.

Concorrência bem mais feroz

Entre outras coisas, é preciso ficar atento – e muito atento – à concorrência, que atua sobre o atual mundo da advocacia em várias frentes. Entre estas, pode-se citar:

  1. Pela oferta de serviços a preços menores, concorrendo para o aviltamento de preços no mercado jurídico;
  2. A multiplicação do número de escritórios, com os milhares de novos advogados que todo ano formam-se nas cerca de mil faculdades de Direito no País;
  3. Pela introdução de novas tecnologias, onde se sobressai o software jurídico, que dão mais agilidade e melhoram a performance dos escritórios;
  4. E pela especialização com que novos escritórios – e até alguns antigos – passam a oferecer serviços, o que pode atrair alguns de seus clientes.

Pense no planejamento estratégico

Tudo isso evidencia que há uma revolução no mundo da advocacia à sua volta e que a questão da gestão do negócio jurídico passa a ser prioridade para quem pretenda não apenas o crescimento, como, também e de forma muito especial, a sua sobrevivência no mercado.

É importante que cada um coloque entre suas principais metas para este novo ano o planejamento estratégico do escritório. É preciso revisar valores e rever objetivos de trabalho. O próprio cliente está mudando o seu perfil e isso exige o reposicionamento do advogado e toda sua equipe.

O networking chegou para facilitar

Treinamento, portanto, também deve estar entre as palavras de ordem dentro do atual mundo da advocacia. É preciso observar com atenção o que essa revolução está provocando, inclusive com mudanças até há pouco impensáveis para algumas das mais tradicionais bancas do País, especialmente em São Paulo, maior centro de negócios do Brasil.

Como imprescindível ao negócio, o profissional passa a ter mais atenção. Com isso, cresce a tendência do networking e já existem bancas em que metade de seus advogados já trabalha ou totalmente em casa ou tem parte de seu trabalho no escritório e o restante, aquilo que for possível, em sua própria casa.

Mudanças em que todos saem ganhando

A internet faz a conexão online com o escritório. Com isso, não há apenas a comodidade de trabalhar junto à família, caso especial de advogadas grávidas ou com filhos pequenos, como também há a grande economia do tempo perdido com o trânsito engarrafado dos grandes centros.

Todos saem ganhando. Um dos grandes escritórios viu a produtividade aumentar com o sistema de trabalho em casa. Em muitos casos, até mesmo a gravata foi abolida mesmo no trabalho no escritório. Muitos tornaram-se mais enxutos, com a abolição da sala individual e a economia em espaço e aluguel.

Este é um momento de alta ebulição

Diante de todo esse quadro, a regra principal para 2019 é que é proibido ficar parado. Buscar novos padrões de gestão administrativa e de pessoal vai colocar seu escritório nestes novos tempos, sem esquecer que a inteligência artificial avança a passos largos e vai representar um impacto tão grande dentro do escritório quanto foi a própria chegada da internet e a informatização da Justiça – talvez até maior.

O mundo da advocacia vive momentos de alta ebulição. Por isso mesmo, entre as preocupações deste ano, uma das mais importantes deve ser o marketing. Muitos advogados já estão buscando a especialização em marketing como alternativa para chegar melhor ao mercado.

Especializações para fazer este ano

E por falar em especialização, diante das oportunidades que estão se abrindo para este final de década no mundo da advocacia, pode-se destacar:

  • O já citado marketing;
  • Área previdenciária, com a reforma em andamento;
  • Área trabalhista, também em função das reformas;
  • Compliance, nova e importante atividade que se abre para os advogados;
  • Direito digital, com o avanço das redes sociais e a invasão da privacidade;
  • Empreendedorismo e, em especial, o novo segmento das startups;
  • Gestão do negócio jurídico, nova área de especialização para advogados.
Escrito por Easycase

Separamos esses artigos para você...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *