Saiba como lidar com o stress do dia a dia no mundo da advocacia easycase

Saiba como lidar com o stress do dia a dia no mundo da advocacia

Como cada pessoa tem o seu jeito de ser, é evidente que as reações de cada um são diferentes a provocações tão díspares como às do trabalho e a necessidade de conciliar, por exemplo para as mulheres, com os afazeres domésticos, a escola e saúde dos filhos e, claro, ainda tem o marido. Mesmo com todas estas dificuldades, acalmar ou evitar o stress do dia a dia pode e deve ser trabalhado.

 

Em algumas profissões, como a de advogado, essa pressão sobre o indivíduo está quase sempre latente o dia todo e todos os dias da semana. São prazos a serem cumpridos, petições a serem respondidas, a cobrança dos chefes – se for o caso – e mais a cobrança dos clientes, esta de caráter quase óbvio.

Tarefa número um: organize seu tempo

Por isso mesmo, médicos e especialistas são unânimes em afirmar que cada pessoa individualmente precisa trabalhar com essa pressão a ponto de evitá-la e até mesmo neutralizá-la. Mas, como foi dito na primeira frase deste artigo, cada pessoa tem o seu próprio jeito de ser. Então, como fazer isso?

Em primeiro lugar, há a necessidade de que seja cumprida uma importante tarefa diária – organize o seu tempo. “Mas, eu não consigo, tenho tanta coisa prá fazer, as coisas acumulam-se sobre mim” costuma ser, mais ou menos, a resposta comum.

A importância da agenda de trabalho

Para especialistas, entretanto, esse é um sinal claro de desorganização do seu próprio tempo e, em consequência, um aviso bem claro de que o estresse está ali na esquina e já vai tomar lugar no seu corpo. Por isso, para advogados ou qualquer outra profissão em que a pessoa trabalhe sob pressão, a primeira recomendação dos médicos é… organize-se.

Ter uma boa agenda de trabalho, por escrito, é um primeiro e importante passo para iniciar um processo de reduzir o estresse e, aos poucos, acabar com ele. E a tarefa nem é tão difícil assim. Vejamos;

  1. Passar numa livraria e comprar uma agenda dessas bem simples; ou aprender a usar a agenda do seu celular ou computador;
  2. Anotar ali todas as tarefas de amanhã e dos dias seguintes, em cada dia correspondente;
  3. Com isso, o advogado já vai percebendo o quanto está ‘enchendo’ demais ou não aquele determinado dia;
  4. Se o dia está ficando por demais carregado, remarque compromissos para o dia em que esse compromisso possa ser bem e devidamente atendido;
  5. E, se o compromisso for para hoje, não deixe para depois, faço-o na mesma hora.

Organize seu sistema de trabalho

O que médicos e especialistas querem alertar com isso é que você cria o seu próprio estresse. Ao não se organizar e deixar seus compromissos correrem de forma atropeladas, o estresse será inevitável. Pois chegará um momento em que você não vai dar conta de tudo e, claro, cairá no desespero.

A verdade é que se o advogado não organizar devidamente o seu sistema de trabalho, deixando um tipo de tarefas para a manhã e outro para a tarde, vai tumultuar todo o processo e o stress do dia a dia não tarda a aparecer.

Controle e domine suas emoções

A profissão de advogado já é por si só estressante. Na maioria das vezes, o profissional acaba lidando com pessoas que já estão estressadas quase no limite e com a exigência de soluções para ontem. Nem sempre as explicações sobre o andamento e morosidade processual ajudam e essa cobrança – mais stress do dia a dia – continua durante os dias seguintes.

Então, uma das primeiras providências do advogado para consigo mesmo é aprender a lidar com suas próprias emoções. Não se deixe abalar tão facilmente e não compre para si a briga ou o problema do seu cliente, por mais grave que seja. Conhecer-se e dominar-se é um dos melhores antídotos contra o estresse.

Organize a bagunça do seu dia a dia

E pare com aquela velha exclamação ‘não tenho tempo para mais nada’. Isso até pode ser verdade, quase sempre um advogado – de forma especial para a mulher, também dona de casa – está sobrecarregado, o que vale tanto para aquele que trabalha em seu escritório individual, como, especialmente, para os grandes escritórios, em que sempre há a cobrança do diretor logo acima – sem falar da cobrança do cliente.

Mas, essa bagunça do dia a dia pode ser organizada, antes que se transforme em stress do dia a dia. Aprenda a dormir bem. O sono é um dos melhores remédios contra o estresse.

O que fazer para ter um bom sono

E há também remédios para o bom sono, sem a utilização de calmantes ou relaxantes, que podem viciar o seu organismo e provocar mais males do que solução. Veja algumas indicações:

  1. Logo antes de dormir, nada de ficar pensando ou discutindo sobre problemas, sejam do escritório, doenças ou falta de dinheiro. Antes de dormir, procure relaxar e só tratar de coisas boas, inclusive na conversa do casal;
  2. Não coma alimentos fortes, como feijão, ou pesados, que vão demorar no estômago para completar a digestão e, com certeza, complicarão seu sono;
  3. Também não coma carboidratos à noite, como massas, que vão lhe dar energias num momento em que você precisa é de descanso;
  4. Não faça exercícios antes de dormir, isso também vai agitar o seu organismo;
  5. Se for o caso, tome ou chá morno meia hora antes de deitar. Isso vai ajudar no relaxamento do seu organismo e é preparação certa para um sono renovador. Apenas tome um cuidado: tenha quatro ou cinco chás diferentes para antes de dormir, exatamente para não viciar o organismo – erva doce, cidreira, camomila, marcela, carquejo, entre outros.

E não se esqueça dos exercícios físicos

A prática de exercícios físicos também é fundamental. Durante os exercícios, quase certamente você não vai ficar ligado nos assuntos do escritório e, portanto, vai descansar a cabeça. E vai cansar o corpo, outro indicativo importante para uma boa noite de sono. E, de quebra, seu organismo vai agradecer triplamente, porque os exercícios constituem-se em remédio preventivo para uma dúzia de doenças.

Para os homens, a prática de exercícios físicos pode ser complementada por um futebolzinho com os amigos, quase sempre seguido – e antecipado – por um bom bate papo descompromissado e, claro, uma cervejinha relaxante. Encontre tempo para si mesmo e fuja desse stress do dia a dia acachapante.

Advogado feliz vive muito melhor

Uma boa conversa do casal sobre essa ‘falta de tempo’ e ‘excesso de trabalho’ é sempre muito importante. Mesmo que um dos dois não seja advogado, converse com o seu companheiro do dia a dia, pois, ninguém melhor do que ele poderá ajudá-lo a encontrar soluções para o cansaço. A solução, aliás, pode vir a dois – uma espichada na noite vez por outra, com uma boa conversa e algumas risadas regadas a vinho ajuda muito.

Não tenha dúvidas, o seu tempo pode e deve ser gerenciado. Você é que precisa descobrir como fazer isso. Se a vida de advogado convida para o stress do dia a dia, aprenda a desvencilhar-se dele. Tenha mais autoconfiança e descubra o que você está fazendo além do necessário. Elimine desperdícios no seu dia. E você vai descobrir que um advogado feliz vive muito melhor.

Escrito por Easycase

Separamos esses artigos para você...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *