Veja dicas de como organizar a rotina do seu escritório easycase

Veja dicas de como organizar a rotina do seu escritório

A vida anda corrida hoje em dia. Aliás, a vida anda corrida desde a Idade da Pedra, em que o homem precisava sair da caverna para caçar, trazer o alimento e ainda proteger a família do frio, invasores e predadores naturais. Hoje, com a tranquilidade do ar condicionado e o supermercado ali na esquina, a vida ficou corrida apenas se você não sabe organizar a rotina do seu escritório, a sua rotina diária.

Então, para começar essa conversa, vamos definir bem as coisas: a vida anda corrida mesmo ou é você que não está conseguindo se entender. Quer dizer, entender-se com suas atividades diárias.

Em grandes centros, ainda tem o trânsito

É preciso também fazer a distinção entre os diferentes seres humanos – profissionais – de hoje em dia. Há aquele profissional liberal que tem seu próprio escritório e faz os seus horários; há os empregados, com horários a cumprir e cartão ponto a bater; e, o sonho de muita gente, há o home office, com trabalho e obrigações profissionais em sua própria casa.

Além disso tudo – ainda há os que cumprem tarefas parte em casa e parte no escritório, seja próprio ou como funcionário -, ainda é preciso distinguir entre o tamanho das cidades. Em grandes centros, coloque aí o atrapalho do trânsito.

Que bom trabalhar em casa. Mas…

Feitas todas estas observações, entretanto, é preciso deixar claro que, para todos os casos, há o mesmo remédio, prescrito por especialistas desde o tempo das cavernas: organização. Se o nosso amigo das cavernas não organizasse direito o seu tempo, não conseguiria caçar e ainda voltar para cuidar da família.

Trabalhar em casa, por exemplo, apresenta muitas vantagens, como economizar o tempo que seria gasto com o trânsito. Mesmo assim, muita gente conseguiu esse objetivo, mas, continuou sem tempo para nada. Por quê?

Comece por criar uma rotina diária

Porque não organizou o seu tempo. É confortável levantar pela manhã e continuar de pijama, preparar o desjejum e, se não tiver crianças para levar à escola ou creche, sentar-se à frente do computador para, calmamente, iniciar as tarefas do dia. Antes, claro, uma olhada para ver quem clicou em seus post no Face, e-mail, algum bate papo com amigos e… lá se foi sua manhã.

Para organizar a rotina do seu escritório, você precisa, primeiro e urgentemente, organizar a rotina de sua vida pessoal. Quem sabe começar por colocar em ordem toda essa papelada que anda aí por cima de sua mesa? Deixar papeis por toda parte é o primeiro sintoma e causa da desorganização.

Assim começa o sucesso profissional

Aliás, nem se trata de colocar a papelada em ordem. Que tal eliminar a papelada? É preciso começar a adaptar-se ao futuro, que já bate inexoravelmente à sua porta. E esse futuro não terá papeis, mas, apenas, agenda eletrônica e páginas e documentos dentro do computador.

Por falar em agenda, esta deve ser sua segunda tarefa para organizar a rotina do seu escritório – a primeira, lembra, foi eliminar a papelada solta por aí. Ter uma agenda de trabalho – e de vida – é fundamental para qualquer pessoa que queira o sucesso profissional e pessoal.

Defina prioridades e crie sua agenda

Não há como trabalhar direito sem saber o que vai fazer. Aquela agenda mental nem sempre funciona. É preciso definir o que fazer e em que horários. O ideal é começar essa organização já no início da semana – ou tomar uma hora de seu final de semana e organizar a semana que está chegando.

prioridades às suas tarefas. Defina o que é mais importante e que deve ser tratado já na segunda-feira, aquilo que não pode ser deixado para depois. Defina as questões importantes da segunda, terça, quarta, enfim, sempre para as primeiras horas do dia. Se for um compromisso à tarde, defina para a primeira hora da tarde.

Antes do escritório, organize a vida

Coloque isso na sua agenda e cumpra o que está agendado. Faça a agenda e aprenda a consultar sempre essa agenda – e agenda eletrônica, lembre-se.

Organizar o tempo é o primeiro mandamento para quem quer mesmo organizar a rotina do seu escritório e a sua rotina de trabalho. Se fizer essa organização de forma correta e seguir a sua agenda, você vai começar a encontrar tempo sobrando no seu dia.

E não se esqueça de cuidar do físico

Então, feito isso, é importante aproveitar esse tempo aí que agora apareceu e pensar em você mesmo. Em sua saúde, física e mental. Tomar um tempo por semana para passear com o companheiro ou companheira, ir a um teatro, cinema ou esticada num bom restaurante. Isso faz um bem danado para a vida, para a saúde. E não tem mesmo preço.

Um futebolzinho com os amigos ou uma esticada na academia. Tirar um tempo para cuidar do físico é fundamental para que, lá pelos 50 ou 60, o próprio físico não venha lhe cobrar por não ter feito isso na idade correta. E a idade certa é agora, hoje mesmo!

É muito fácil organizar a sua rotina

Podem parecer simples demais todas essas colocações. Mas, é assim mesmo: é bem simples. A organização é simples e seu retorno em felicidade e prazer de viver é garantido para sua vida. Aprenda a fazer assim;

  1. Acorde de bom humor e dê uma boa espreguiçada, ainda na cama; de preferência, acorde cedo;
  2. Depois da alimentação matinal, consulte sua agenda e acrescente alguma coisa, se for o caso;
  3. Sua rotina a seguir vai depender do seu tipo de vida: ou tomar a condução e rumar para o trabalho ou ir direto para sua escrivaninha, em casa mesmo;
  4. Procure dividir o seu tempo da manhã e, depois, da tarde: primeiro, aquelas tarefas prioritárias, que podem ser telefonemas, escrever um documento, encaminhar documentos processuais, etc, siga sua agenda prioritária até chegar naquelas mais do dia a dia, sem pressa;
  5. Tenha o hábito de tomar chás saudáveis, de preferência sem açúcar. Pela manhã, de um tipo, à tarde já podem ser mais calmantes;
  6. Não precisa ser diariamente, mas, faça um happy hour com amigos pelo menos uma vez por semana e, se for falar de trabalho, que seja só de passagem.

Bem, depois de cumpridas todas essas observações e de organizar a rotina do seu escritório, você vai descobrir que a organização da vida também será melhor. Como será melhor, também, a convivência familiar e com amigos. Siga em frente e muito sucesso. Deixe seu comentário!

Gostou desse post? Que tal aprender a como lidar com o Stress do dia a dia? Clique aqui!

Escrito por Easycase

Separamos esses artigos para você...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *