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Redes sociais a favor do advogado – Beneficie-se!

Vamos lá, meninas e meninos, acordem! O Terceiro Milênio da era cristã já chegou e estamos em plena ebulição. Não há mais espaço para dorminhocos. O Facebook está aí chegando próximos aos 1,7 bilhões de usuários, o WhatsApp a 1 bi, o Twiter aproxima-se dos 335 milhões e o Instagram também chega ao 1 bilhão de usuários ativos. E você, já acordou para o papel das redes sociais?

E olha que, de propósito, deixamos de fora dessa introdução o Linkedin, que talvez seja a plataforma mais importante tanto para profissionais advogados como para empresas e grandes escritórios de advocacia. No mundo, já são 500 milhões de usuários e, no Brasil, chegando aos 50 milhões ativos.

Números expressivos aqui no País

São todos números extraordinários para quem precisa comunicar-se com eficiência, chegando com clareza e eficácia em seus próprios clientes e, de forma especial, naqueles que poderão se reverter em clientes no futuro. Mas, como utilizar cada uma dessas redes sociais? Como fazer delas um aliado e não apenas pura perda de tempo?

Esse é realmente o X da questão. Em primeiro lugar, porque você não vai chegar  em todos aqueles 1,7 bilhões de usuários do Face ou nos 500 milhões do Linkedin, porque esses números são em escala mundial. Mas, os números são expressivos também aqui no Brasil.

Explorar as alternativas disponíveis

E estão aqui no País cerca de 10% dos usuários do Linkekin, uma das redes sociais exclusiva para empresas e profissionais e com expressivo grau de crescimento aqui ou no mundo todo. Não dá para desperdiçar tamanho potencial de comunicação, seja de forma gratuita ou até através da inclusão de anúncios.

Anúncios, mas, o Código de Ética do advogado não proíbe a inclusão de publicidade paga por advogados? Pois é, você precisa começar exatamente por conhecer profundamente o que diz o seu Código de Ética profissional e saber explorar bem as excelentes alternativas e brechas que ele deixa para veiculação publicitária.

Faça propaganda sem ferir o Código

Algumas coisas efetivamente são vedadas como publicidade. Por exemplo, você não pode anunciar seus produtos advocatícios como se fossem pílulas para dormir. Ou uma mercadoria qualquer na prateleira. Mas, é possível publicar artigos de sua lavra, em que você defenda teses ou ideias, ou até participar de bate papos (construtivos e inteligentes) em redes sociais e expor suas ideias, que você estará ‘vendendo’ o seu peixe.

De forma subliminar, mas isso também é propaganda e da maior qualidade. Neste sentido, é interessante ao advogado participar, também, de redes sociais de alguma forma ligadas a entidades de representação profissional, como de sindicatos empresariais ou até de profissionais trabalhadores, além de entidades como CDL e associações comerciais e empresariais.

Saiba distinguir o público em cada rede

Nestas redes sociais, ao defender ideias e expor seu pensamento, o advogado vai atingir muitas pessoas – empresários e dirigentes empresariais – que poderão se transformar em clientes daqui a pouco. Desde que você faça colocações inteligentes e que venham em acordo com as ideias principais dessa entidade.

Caso se trate de redes sociais ligadas a trabalhadores, você também deverá seguir as principais observações do que prega a cartilha dessa organização. Afinal, se você está em busca de clientela e ampliação de seu quadro de atendimento, não poderá entrar em briga com quem você pretende defender. Tudo isso com coerência de pensamento.

Defina bem os seus objetivos

Outra questão importante é conhecer muito bem a rede social ou as redes sociais das quais você tenha participação ou seja usuário. Em boa parte das vezes, não tiramos nem 10% do potencial que cada uma dessas redes nos oferece. É claro que isso vai exigir algum tempo de estudo de cada uma delas. Ler bem as instruções de uso já é um bom começo, pois, depois, a pessoa vai aprendendo aos poucos a como tirar melhor proveito do equipamento.

E é preciso, também, saber distinguir quais seus objetivos ao buscar o apoio em uma rede social. É preciso conhecer o público médio da rede e qual o público alvo que você procura. Eles são coincidentes? Se não, é preciso procurar uma rede social que contenha como público principal aquele que é o seu público alvo!

Em redes como o Face, opiniões ajudam

O Facebook, por exemplo, com quase um quarto dos usuários da Terra entre seus seguidores, é uma rede social genérica. Observe os seus seguidores no Face. Quantos ali já são seus clientes e quantos ainda poderão vir a sê-los? Trata-se de uma rede de bate papos, que reúne amigos e parentes e mais alguns conhecidos ocasionais.

Não é o ambiente mais apropriado para garimpar clientes, exatamente por ser de uso genérico. Mas, se surgir a oportunidade, não deixe de dar um pitaco inteligente em algum assunto sério, deixando ali sua marca registrada. Marque presença.

Cautela nas redes genéricas

O Whats também é uma rede social genérica, de amigos, parentes e colegas de trabalho. Mas, devido à sua abrangência, também é possível participar de grupos de bom interesse profissional. Ou seja, em qualquer uma dessas redes sociais, é possível tirar vantagens profissionais, desde que o advogado saiba como utilizá-la e em qual momento dar a sua opinião, granjeando respeito e admiração e não o contrário.

Situação idêntica a do Twitter. Rede de caráter genérico, mas também com boa abrangência entre pessoas influentes em empresas e entidades, que poderão lhe ser úteis como possíveis clientes. Novamente, é preciso ter cautela e cuidado, mas, sempre é possível emitir opinião importante, marcar presença e tirar vantagens profissionais.

Uma rede que atinge o alvo

O Instagram é uma rede social um pouco mais recente e onde também é possível compartilhar ideias, opiniões e imagens. Mesma situação das redes sociais genéricas: se você vai usar, saiba suas limitações em alcance do público alvo, mas, também saiba tirar o proveito possível. Ele sempre existe, quando bem utilizada a rede.

Resta então, como opção mais viável ao advogado para atingir um público específico de seu interesse, o Linkedin. Criado exatamente para a circulação de ideias e opiniões entre profissionais e empresas, chega mais facilmente ao seu público alvo. Ali existem, todos os dias, milhares de ofertas de trabalho e oportunidades de emprego. E muitas pessoas circulando pela plataforma. É possível escrever artigos e emitir opiniões firmes, de conceito e qualificadas. Faça isso. Entre todas as redes sociais, certamente a que melhor atinge o seu alvo.

Escrito por Easycase

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