Saiba como escolher um bom gestor para o seu escritório de advocacia easycase

Saiba como escolher um bom gestor para o seu escritório de advocacia

O escritório de advocacia há muito deixou de ser aquela banca de advogado tradicional, do eu sozinho capaz de resolver todas as questões que aparecem na porta. Isso está no passado, embora alguns ainda insistam nessa forma tradicional de atuar no ramo jurídico. Escritórios em expansão exigem alta performance administrativa e, também, um bom gestor em administração e finanças.

Para advogados que possuem sonhos de crescimento profissional e financeiro, com uma banca de sucesso, é preciso ir ao enfrentamento em um mercado cada vez mais competitivo, com a concorrência crescente, mas, principalmente, com a alta tecnologia presentes nestes novos escritórios.

 

Conhecer informática é fundamental

A modernização do Judiciário e a digitalização dos processos jurídicos abriram espaço para a chegada de uma nova geração de advogados, com uma diferenciação: os que entenderam que essa modernização veio para ficar e, portanto, partiram para o aprimoramento técnico, além do jurídico, e os que aprenderam a digitalizar, mas, sem grandes conhecimentos adicionais.

Esse processo de modernização é extraordinário exatamente para os novos profissionais, que normalmente já chegam ao mercado dotados de conhecimentos técnicos nessa área de informática. Mas, mesmo assim, também abriu espaço para outros com escritórios já consolidados e que enxergaram na informatização uma nova oportunidade de expansão.

 

Informatização facilita a expansão

Ao exigir a digitalização de todos os processos jurídicos, a informatização do Judiciário foi parceira daqueles advogados com maior visão do mercado. A tecnologia da informação, que acompanhou este processo de informatização, agilizou o processo jurídico e abriu espaço para a modernização dos escritórios.

Em muitos casos, escritórios que já possuíam alguma especialização – mesmo mantendo a postura de diversificação do tipo cai na rede, é peixe -, aproveitaram para abrir novos nichos.

 

Escritório cresce e exige melhor gestão

Por exemplo, um escritório cuja maior procura era pela área tributária, passou a ter horas sobrando a partir do momento em que a consulta a processos passou a ser digital, dispensando o outrora tradicional passeio matinal aos fóruns para verificar o andamento processual.

Com a contratação de mais alguns profissionais, até mesmo pelo sistema de sociedade, conseguiu entrar com alguma facilidade em áreas como o assessoramento comercial, administrativo e até mesmo marketing, além do tributário. Com isso, o escritório cresceu e, agora, demanda maior tempo para a gestão do negócio.

 

O negócio jurídico agrega o marketing

É isso mesmo – muitos escritórios simplesmente transformaram-se em negócios jurídicos e, hoje, demandam um bom gestor para manterem a fase de expansão e crescimento. Este gestor jurídico, na verdade, já se transformou em profissão e hoje existem cursos de especialização em muitas cidades do País. Alguns, no nível de pós graduação e até doutorado.

Na verdade, até mesmo alguns advogados já estão migrando para a gestão de negócios jurídicos, através de cursos de aperfeiçoamento em gestão ou marketing. É a nova era do negócio jurídico, muito mais ágil, inteligente e com um diferencial importante sobre os velhos escritórios – a franca ação de marketing em busca de novos clientes.

 

Uma gestão igual a qualquer empresa

Neste novo mundo jurídico, não há espaço para amadorismo. A especialização é a palavra chave, seja no conhecimento e saber jurídico – cada advogado com maior atuação em uma área específica -, como na administração. E aí nasce espaços para o surgimento de um bom gestor na administração de escritórios de advocacia, o gestor de negócios jurídicos.

Essa modernização dos escritórios passa a obedecer regras exatamente iguais a de qualquer outra empresa em termos de gestão e administração. A estrutura organizacional precisa seguir as melhores regras de gestão, com áreas de contas a pagar e a receber, administração de clientes, gestão e acompanhamento de processos e, claro, a mais moderna de todas, que é o marketing e captação de novos clientes.

 

A advocacia é o produto da empresa

Essa modernização, ao mesmo tempo em que absorveu as melhores tecnologias disponíveis para o setor, também serviu-se dela para garantir sua expansão. A partir do momento em que os escritórios passam a trabalhar com o software jurídico, um novo mundo abriu-se para os advogados, líderes de escritórios, com melhor visão do mercado.

Por isso a importância de um bom gestor dentro do escritório, o que deixa mais tempo livre para o advogado tratar das questões com o cliente e buscar as alternativas jurídicas que o caso precisa. Afinal, a tarefa do advogado ali é exatamente essa – prestar um bom trabalho jurídico, pois este é não apenas o seu principal produto, como, também, o produto que pode permitir a continuidade do crescimento da empresa.

 

Vantagens de um bom software jurídico

Um bom gestor de escritório de advocacia tem conhecimento do sucesso que as melhores técnicas podem trazer ao negócio. É possível enumerar algumas das principais proporcionadas por um bom software jurídico:

  1. Agilidade – Um bom software vai permitir o acesso ao escritório de qualquer lugar, permitindo inclusive a realização conferências online com a equipe de trabalho para a tomada de qualquer decisão; nenhum processo vai perder prazos por causa da viagem do advogado titular da conta;
  2. Segurança das informações – ao trabalhar com o armazenamento de documentos em nuvem, um bom software traz consigo a garantia da segurança dos dados e permite o acesso do advogado a esses dados, também de qualquer lugar;
  3. Interfaces – Devido ao uso de sofisticada tecnologia, torna-se possível e prático o acesso às informações processuais de qualquer lugar, seja na espera em um aeroporto ou na ante sala de um juiz:
  4. Custo – Com o tempo, devido aos grandes benefícios que traz na gestão de processos e na gestão da empresa, inclusive com o controle das finanças, um bom software paga-se em pouco tempo, apresentando sempre um custo/benefício altamente vantajoso;
  5. Gestão empresarial – Um bom software permite a organização da empresa, fazendo o controle de todos os departamentos; o advogado líder do escritório consegue saber, no mesmo instante, o que está fazendo cada um dos seus colaboradores, inclusive sócios, além de poder acessar todas as planilhas necessárias para saber como anda sua empresa, em termos de lucratividade e atendimento ao cliente.

Mais tempo para cuidar dos clientes

Ou seja, um bom gestor para escritório de advocacia, com as ferramentas adequadas, como um software jurídico de qualidade, dará organização ao seu escritório e abrirá caminho para a manutenção do crescimento empresarial. A gestão do negócio jurídico é um passo decisivo para esse crescimento.

Para dar sustentação a essa empreitada, será necessário apenas manter sua equipe de trabalho permanentemente treinada, o que também é tarefa de um bom gestor para o escritório. Ele pode não fazer isso diretamente, mas, será o responsável pela contratação das equipes de treinamento. Isso aumenta a produtividade do escritório e o líder, juntamente a seus sócios, terá mais tempo para dedicar-se ao que se constitui em sua tarefa essencial – cuidar dos clientes e garantir-lhes o êxito processual.

Escrito por Easycase

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