Dicas de como elaborar o planejamento anual do seu escritório jurídico

Dicas de como elaborar o planejamento anual do seu escritório jurídico

 

Planejar é essencial em qualquer organização, a começar pela própria família. Com o acirramento da crise política e econômica em que vivemos, mais o surgimento de novas tecnologias capazes de mudar e transformar radicalmente o mundo, fazer o planejamento de um negócio, para o ano seguinte, pode ser decisivo para sua sobrevivência ou não.

Este mesmo mundo e suas novas tecnologias maravilhosas – para o bem e para o mal – também jogam os escritórios de advocacia na mesma direção: transformados agora em empreendedores, os advogados terão que descobrir, mesmo a fórceps, que são o seu próprio negócio e que práticas de sucesso no passado já não se enquadram bem no presente.

 

 

Se não cuidar do seu mercado, é falência

 

 

E serão cada vez menos usadas no futuro, fadadas ao desaparecimento pelos cada vez mais rápidos processos tecnológicos que a cada dia desembarcam em nossa porta. E o mundo dos negócios é implacável com quem não se atualiza, de forma ainda mais especial nestes novos tempos.

Veja o exemplo da Kodak, gigante e maior fabricante mundial de filmes e máquinas fotográficas. Centenária, fundada em 1888 e presente em todos os países do mundo, não acompanhou a evolução de seu próprio mercado, acreditando que as máquinas digitais eram apenas modismo, de rápida passagem. Em janeiro de 2012 decretou falência.

 

 

O mundo corporativo pede especialização

 

 

O mundo do Direito, no Brasil e no Exterior, organiza-se hoje em corporações que partem agressivamente para o mercado em busca de clientes, pessoas físicas ou empresas. Normalmente com a divisão do trabalho por área de atividade, não há mais o respeito por clientes de outros ou aquelas velhas amizades de cliente/advogado.

O mundo agora é corporativo e altamente competitivo. Quem não se organizar para enfrentar a concorrência, ficará indelevelmente para trás, mas numa velocidade que caminha para o exponencial. O mundo hoje é outro, altamente veloz.

 

 

Visão de marketing e gestão de negócios

 

 

 

O planejamento anual para seu escritório jurídico talvez seja, no momento, a melhor arma para enfrentar este novo momento. E, cada vez mais, os advogados precisarão de conhecimentos interdisciplinares, não bastando apenas o conhecimento do emaranhado do mundo jurídico. Precisa acrescentar noções claras de negócios e marketing, especialmente o marketing jurídico.

Aqui começa o planejamento anual de sua atividade, dentro de uma visão de marketing e gestão de negócios que precisa enxergar o que vem ali na frente. Para isso, é preciso saber, com exatidão, qual é o seu momento hoje.

 

 

O faz tudo tende a desaparecer

 

 

Para organizar seu novo mundo, num escritório que vislumbre o crescimento, você com certeza vai precisar do planejamento estratégico, cuja primeira virtude é exatamente mapear o seu momento atual. Como está hoje o seu escritório, quais suas áreas de abrangência e para onde caminha o seu crescimento.

E em qual área do Direito exatamente você se destaca. Se não há nenhuma especial, isso significa que você é o advogado do tipo faz tudo, o clínico geral que, pelas tendências atuais, será o primeiro a desaparecer.

 

 

É preciso identificar suas qualidades

 

 

Lembre-se o que falamos um pouco atrás: os novos escritórios organizam-se em corporações e, dentro delas, há especialistas nas principais áreas de atuação. Estes atuam em grupo, com as melhores armas da tecnologia à disposição, com o que ficam restritas as chances de você progredir no sistema ‘clínico geral’.

Um planejamento estratégico, conduzido por profissional especializado, fará você identificar estas falhas. E, com elas identificadas, será possível conhecer, também, onde estão suas melhores virtudes e qualidades, por onde certamente está o caminho para seu desenvolvimento profissional.

 

 

Identificar as ferramentas para crescer

 

 

Agora você já tem as primeiras armas para preparar o seu futuro. Ao mesmo tempo, enquanto prepara o seu planejamento, você precisa conhecer – conhecer, mesmo – sua equipe e suas potencialidades. O profissional do planejamento estratégico também vai lhe auxiliar nestas descobertas, através de questionários que aplicará a todos – a você e à sua equipe de trabalho.

Nesta primeira etapa, você vai identificar o que o impede de crescer com seu escritório, mas, principalmente, quais as ferramentas humanas que vão propiciar o seu crescimento. Lembre-se, as máquinas e as novas tecnologias são fundamentais, mas, a presença do ser humano é fundamental e decisiva.

 

 

E você precisará de novos clientes

 

 

Descoberta a direção em que seu escritório pode crescer e identificadas as principais áreas do Direito a serem trabalhadas, começa a definição de metas e a preparação da equipe rumo a essa direção. Se você já sabe para onde ir, precisa descobrir como chegar lá.

Com certeza, será pela aquisição de novos clientes, o que já é a nova etapa de seu planejamento anual. O planejamento estratégico vai identificar que você precisa de um software jurídico de qualidade que lhe auxilie a superar a fase do papel para o ingresso definitivo da tecnologia. Afinal, o mundo hoje é digital, inclusive o jurídico. (www.easycase.com.br)

 

 

É preciso aderir ao marketing jurídico

 

 

A automação de suas atividades vai melhorar a gestão administrativa do seu negócio jurídico e abre espaço, imediatamente, para a aplicação do marketing jurídico – pode isso parecer estranho a quem nunca teve esta preocupação e, ao contrário, manteve-se restrito ao Código de Ética do Advogado, que proíbe a publicidade e comercialização dos serviços jurídicos.

Mas, na verdade, dentro do que permite o Código, todo escritório hoje formalizado como empresa pratica o marketing jurídico e corre atrás de clientes. E quem não fizer isso vai ficar para trás, que nem a Kodak – mais do que isso, vai ficar sem clientes.

 

 

Com o planejamento, pronto para crescer

 

 

E você precisará fazer uma coisa em que, provavelmente, nunca tenha pensado antes: planejar os seus ganhos e, conjuntamente, suas despesas e investimentos. Tudo terá que estar eu seu planejamento anual. Você e seus conhecimentos precisarão começar a atuar como empresa, como um negócio. Você é o seu negócio.

Será fundamental o acompanhamento e cumprimento das metas estabelecidas. Se não fizer isso, não será possível saber se a direção escolhida é a correta e se os objetivos estão sendo alcançados. Gestão administrativa, software jurídico, planejamento financeiro, marketing de negócios e a cobrança de honorários dentro de padrões do mercado – não mais pela cara do cliente – passarão a integrar o seu novo mundo. E, com o planejamento, o seu escritório estará pronto para enfrentar o mercado e crescer. Comece agora mesmo!

 

Quer mais dicas para melhor a gestão do seu escritório jurídico? Acompanhe em nosso blog!

 

Escrito por easycase

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