Legaltech e Lawtech – Entenda o que são e beneficie-se!

Legaltech e Lawtech – Entenda o que são e beneficie-se!

 

 

O mundo do advogado está em gigantesca transformação. A informatização da Justiça e a digitalização dos processos e das petições apressaram a chegada dos computadores aos escritórios de advocacia, do pequeno ao maior de todos. E esta maquininha maravilhosa, com a informática e rede mundial de computadores, transformou o mundo de cabeça para baixo.

O computador é a menor ponta desse iceberg – sua utilização e retirar dele todas as vantagens que pode oferecer é que efetivamente mudou o mundo jurídico atual, comparando-se ao que conhecíamos há apenas uma década.

 

Lawtech e Legaltech, a mesma coisa

Entre as grandes novidades e atrações deste novo mundo, estão as Lawtech ou Legaltech, empresas normalmente surgidas de startups e destinadas a trazer soluções às atividades dos advogados, dos escritórios de advocacia e dos departamentos jurídicos de grandes ou pequenas empresas.

Lawtech ou Legaltech, uma junção em inglês das palavras advogado/leis com tecnologia, quer dizer a mesma coisa aqui no Brasil. As duas expressões aplicam-se para essas novas – e normalmente pequenas, ao surgirem – empresas que aparecem oferecendo soluções e praticidade ao trabalho jurídico. Lá fora, entretanto, há pequena diferenciação para os dois termos.

 

 

As oito divisões das Lawtech

E aqui o número dessas empresas já supera a marca de uma centena. Tanto que até já existe uma associação para reuni-las em uma entidade – a Associação Brasileira de Lawtechs e Legaltechs -, com a sigla AB2L. E é a própria entidade que já divide suas empresas filiadas em oito grandes grupos:

 

 

  1. Analytics e Jurimetria – Quase criam um novo ramo da advocacia, pois fazem a compilação e análise dos dados jurídicos e aplicam a jurimetria, em que é possível entender como os casos são julgados. Em alguns casos, a jurimetria pode até mesmo antecipar a tendência de um julgamento, a partir da análise de casos anteriores semelhantes
  2. Extração e monitoramento de dados públicos – Visam a coleta e a busca de informações sobre dados públicos em autarquias e entidades, como o andamento processual, legislação, documentos em cartórios e publicações em geral. Quanto mais automatizadas estiverem essas autarquias, mais fácil torna-se o trabalho dessas Lautech e mais produtividade para o advogado
  3. AI Setor Público – Estas Lautech prestam serviços de Inteligência Artificial para diversas áreas do setor público, incluindo tribunais
  4. Automação e Gestão de Documentos – Este é um tipo de Lawtech que mais auxilia a vida interna de um escritório de advocacia e dos advogados em geral. A partir da informatização da burocracia brasileira, incluindo o Judiciário, estas empresas fazem o acompanhamento de processos e, inclusive, de contratos, evitando atrasos ou perda de prazos. Objetivo é dar mais eficácia ao trabalho interno dos escritórios de advocacia
  5. Gestão de Escritórios e Departamentos Jurídicos – São aqueles software que fazem a gestão administrativa do escritório, incluindo pessoal, financeiro e o controle de documentos, assim como de departamentos jurídicos de empresas
  6. Resolução de Conflitos Online – Talvez uma das áreas mais sofisticadas dessa nova geração do Direito. Elas fazem a mediação, negociação e arbitragem de processos e chegam a acordos, evitando a via judicial
  7. Redes de Profissionais – Visam colocar tanto um grupo de profissionais do Direito à disposição de quem procura um advogado, como também aproximar o mercado, aquele que possui uma demanda judicial, desse grupo de advogados
  8. Conteúdo Jurídico e Consultoria – O grande objetivo deste grupo de Lawtech é oferecer informação jurídica, seja através de portais de notícias e legislação até empresas de consultoria jurídica. Entre estas, a segurança da informação e a assessoria tributária.

 

 

A informática além do computador

Enfim, as Lawtech estão trazendo o mundo virtual para dentro de um escritório de advocacia, com tudo o que a informática pode oferecer de bom para a agilização e a segurança dentro do mundo jurídico. Esta é uma das primeiras coisas que um advogado deve conceber: usar o computador está muito aquém da aplicação dos benefícios da informática.

Embora cada uma dessas startups vá cobrar pelo oferecimento dos seus serviços, quase sempre a soma dos benefícios vai além do que será pago. É uma questão de custo/benefício, que começa pela agilidade que o escritório vai ganhar. É o caso, por exemplo, daquelas que se dedicam à gestão de escritórios e departamentos jurídicos.

 

 

Deixe o trabalho braçal para o computador

Elas evitam e substituem toda aquela tarefa burocrática e cansativa do preenchimento de documentos e acompanhamento de processos em varas jurídicas e tribunais como um todo. Seu tempo passará a ser dedicado apenas ao que realmente interessa, que é a parte intelectual dos processos e, claro, ao bom atendimento de clientes e prospecção de novos.

O trabalho braçal passa a ser feito pelo computador e, em boa parte das vezes, enquanto você dorme. Por isso, escolher um bom software ou Lawtech é fundamental neste e em todos os casos.

 

Mais democratização e transparência

Existem algumas Lawtech que, com seus software inovadores, fazem até mesmo a redação de documentos e petições, a partir de prazos que o próprio computador identifica. Ou seja, você não vai perder um processo por ter esquecido um prazo – isso jamais vai acontecer.

Um dos grandes benefícios que os especialistas já identificam nesse tipo novo de empresas é a democratização e a maior transparência do Judiciário. Na medida em que boa parte dos processos pode ser acessada de um simples computador ou smartphone, a informação judicial fica ao alcance de todos.

 

 

O mundo mais ágil e complexo

E isso tudo ajuda o Poder Judiciário a andar mais rápido, desafogando as pilhas de processos de papeis que ainda adormecem sobre as mesas de juízes, por falta de pessoal ou pelo simples acúmulo mesmo de processos – há juízes no Brasil que chegam a julgar 5 mil processos por ano.

Hoje existem software que conseguem fazer o ‘julgamento’ de vários processos semelhantes ou repetitivos e até mesmo elaborar as sentenças repetitivas. Ganha com isso a sociedade, ao ver os processos andarem, e cada um que possui uma demanda parada em algum Fórum, muitas vezes por vários anos. Por tudo isso, é que há unanimidade na avaliação de que não apenas as Lawtech vieram pra ficar, como, principalmente, devem multiplicar-se no mercado. Então, comece já a avaliação de seu trabalho no escritório – o mundo ficou mais ágil e complexo.

Escrito por easycase

Separamos esses artigos para você...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *