O poder do Networking para a carreira do Advogado

O poder do Networking para a carreira do Advogado

 

 

Ter uma boa rede de relacionamentos sempre foi fundamental para o advogado, em qualquer época, neste ou em séculos passados. Ter bons amigos e conhecidos em segmentos fundamentais, como empresários, políticos e governos, sempre rendeu bons contratos e fez encher a carteira de clientes.

Nos tempos atuais, não é nada diferente – bons contatos continuam fundamentais para o advogado que almeja o sucesso. A bem da verdade, no entanto, alguma coisa mudou, sim: surgiu a era digital, que ampliou as possibilidades de desenvolver o chamado Networking, os relacionamentos para o desenvolvimento profissional.

 

 

Participe de debates que valham a pena

 

 

O poder do Networking para a carreira do advogado ampliou-se de forma exponencial. Agora, além de cuidar de seus contatos pela via presencial, através de encontros e reuniões com amigos ou clientes em potencial, o novo advogado precisa atentar-se para que a era digital, se abriu novos caminhos, também criou obrigações sociais antes inexistentes.

Todos esperam muito de um advogado, na maioria dos casos. Estar presente nas redes sociais e participar de debates, com opiniões abalizadas, é uma das novas exigências aos causídicos modernos.

 

 

Planeje bem as suas atividades

 

 

Mas, isso não quer dizer, de forma alguma, estar presente em qualquer rede e participar de qualquer debate. Assim como nos encontros presenciais, a sua presença virtual também precisa ser pensada e planejada com cautela, para não cair na vala comum das opiniões disparatadas, desconexas e pouco exigentes.

Talvez por isso mesmo, mais do que nunca, você precisa muito do planejamento – especialmente para os jovens advogados iniciantes na carreira. Então, vamos discutir aqui algumas estratégias para a execução correta dessa nova tarefa, que pode ser primordial ao desenvolvimento futuro de sua carreira.

 

 

Todo dia muda alguma legislação

 

 

Como para qualquer coisa na vida, planejar é uma palavrinha quase sempre chave em qualquer empreendimento. E nestes tempos em que ser um advogado de sucesso equivale a ser, também, um empreendedor, ter claro o que você pretende para sua carreira é fundamental.

Comece por definir seu campo de atuação, de preferência ainda na faculdade. O faz tudo, tipo clínico geral da advocacia, está cada vez mais difícil. E não é porque você não vá conseguir dar conta de conhecer todas as leis e todos os emaranhados da Justiça – o que já é difícil, pois todos os dias sai alguma nova lei, jurisprudência, decreto ou portaria de todo tipo que pode influenciar ou definir uma decisão naquele processo que já corre há algum tempo.

 

 

Conhecer bem a atividade é fundamental

 

 

A questão é outra. Com cerca de 1.300 faculdades de Direito no País, pouco mais de 1 milhão de advogados exercendo a profissão e cerca 200 mil formando-se a cada ano, a competição tornou-se mais acirrada e a especialização virou a válvula de saída para a maioria dos novos talentos que chegam ao mercado todos os dias.

Então, definida sua área de atuação e especialização, jogue-se aos estudos com afinco, pois até mesmo na prática do Networking você precisará estar em alta com os conhecimentos mínimos essenciais. Por exemplo, para enfrentar uma rodada de conversa com amigos ou possíveis clientes.

 

 

Se vai a um encontro, conheça o assunto

 

 

Praticar o Networking começa com sua participação em reuniões diversas, mas, sempre seguindo aquela orientação da definição inicial. Se você pretende ser advogado criminal, não pode perder um encontro que trate sobre segurança na cidade ou região onde mora. Se sua especialização for a advocacia comercial, idem para encontros na CDL, sindicatos e associações empresariais.

É fundamental que, nesses encontros, você tenha conhecimento antecipado da pauta a ser discutida. Faça pesquisas sobre esses temas e, nas rodadas de conversa, mostre conhecimento e sua profundidade sobre o tema. E procure chamar a atenção de quem efetivamente lhe interessa como futuro cliente.

 

 

Em encontros e palestras, apareça

 

 

Nesse tipo de encontro você vai praticar cidadania e chamar a atenção de quem lhe interessa. Será possível conhecer tendências sobre temas variados de interesse social e empresarial, você vai descobrir oportunidades, adentrar em temas sobre os quais talvez você não tenha pensado nessa perspectiva e, então, finalmente, encaminhar a possibilidade de nova clientela.

É possível que alguém peça para conversar com você, no dia seguinte, sobre esse ou algum outro tema. Ou que alguém da entidade promotora do encontro lhe faça uma sondagem para a realização de uma palestra ou conferência para público reduzido. Pronto, pode estar nascendo um cliente novo ou, quem sabe, abrindo as portas para uma clientela em segmento específico.

 

 

Defina bem suas redes sociais

 

 

Não se atrase para esses encontros. Chegar antes dos outros não só lhe permite um bom lugar no estacionamento, como, também, na escolha do seu próprio local no ambiente do encontro. Será também possível escolher o grupo de seu interesse para enturmar-se, conhecendo novas pessoas importantes.

Este tipo de comportamento é semelhante ao que é preciso praticar nas redes sociais. E, lembre-se, precisam ser redes de seu real interesse. O Facebook, por exemplo, é genérico demais para se buscar clientes, ao contrário do Linkedin, que é mais específico e profissional.

 

 

Amigos e familiares podem ser importantes

 

 

Na rede social, defina muito bem as pessoas de seu relacionamento. Lembre-se, você não está ali para bater papo, mas, essencialmente em busca de novos clientes. Você está trabalhando profissionalmente, portanto, aja dessa forma.

É claro que você não vai evitar amigos de longa data ou familiares, até porque estes também podem ser importantes, mas, seja seletivo no grupo de sua rede social.

 

 

Use seu tempo de forma inteligente

 

 

Ex-colegas de faculdade e ex-professores podem ser importantes, especialmente aqueles que tiveram mais sorte e já estão encaminhados na profissão. Não se trata de ser interesseiro, mas, de ser profissional. Empresários, juízes, políticos bem situados, são sempre contatos da maior importância.

E, no escritório, procure delegar atividades corriqueiras para funcionários ou estagiários. Adquira um bom software jurídico (www.sisea.com.br, www.easycase.com.br) para lhe dar tranquilidade na administração e, quanto ao seu tempo, dedique-se ao Networking e às tarefas que realmente devem lhe caber como advogado que almeja o sucesso.

Escrito por easycase

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