Liderança e advocacia – Como exercer ambas?

Liderança e advocacia – Como exercer ambas?

 

Dissertar sobre liderança é quase tão vago quanto uma discussão sobre o sexo dos anjos. Alguém aí arrisca uma opinião sobre o que é liderança? Desde os antigos pensadores chineses, como Confúcio, passando pelos gregos até os dias atuais, o tema é tão abrangente que sempre teve quem arriscasse um palpite. Nenhum é tido como definitivo até hoje.

O advogado tem que ser, obrigatoriamente, um líder. Quando está ante o cliente, é dele – do advogado – que se espera o encaminhamento de soluções, papel sempre essencial a um líder. Diante do juiz, precisa mostrar discernimento, além dos conhecimentos jurídicos, para convencer e não ser convencido. Outro papel da essência de um líder.

 

Você escolheu ser um líder

 

No grupo em que está em sociedade, incluindo um final de tarde descontraído em algum bar, certamente o advogado já ouviu mais de uma vez: e aí, doutor, o que o senhor pensa a respeito? Todos sempre esperam a solução, ou a resposta pronta, vinda de um advogado.

Trata-se de profissional que precisa estar sempre preparado para apresentar a resposta correta, no momento correto, às mais diversas angústias. Não é esta, afinal, a postura que esperamos de quem almejamos como líder? Então, esta é a primeira questão que advogados, especialmente os jovens profissionais, precisam vivenciar com clareza: ao escolher sua profissão, antes de entrar na faculdade, você escolheu ser um líder.

 

Será que liderança vem mesmo de berço?

 

Mas, claro, ainda há aí mais questões do que respostas. A mais imediata delas é que o Brasil possui, hoje, cerca de 1.300 escolas de advocacia, com cerca de 200 mil formando-se advogados a cada ano e cerca de 1 milhão – ou pouco mais que isso – exercendo a profissão. É muito líder para um só País, não é verdade?

É que aqui começa a distinguir-se o verdadeiro líder, aquele que parece trazer de berço a função de liderar. E veja que existem livros – e muitos – discutindo essa questão: a liderança vem de berço ou é possível aperfeiçoá-la e até lapidá-la numa faculdade?

 

Para Maquiavel, o líder domina

 

Novamente ninguém tem a resposta definitiva. Em O Príncipe, controvertida obra já com cinco séculos de estudos, Maquiavel foi muito claro ao definir um líder. Para ele, é possível ao líder utilizar o conhecimento da natureza humana e, com isso, influenciar seus liderados, ditando suas ações.

Ou seja, de certa maneira ele sugere que o líder tem um conhecimento intuitivo superior a seus liderados e, por isso, pode liderá-los. Maquiavel, na verdade, parecia sugerir manipulá-los, já que ele se referia a um príncipe, que precisa chegar ao poder e manter-se nele, o que, muitas vezes, é o mais difícil.

 

Líderes que se destacam na política

 

A liderança parece mesmo um processo em que um influencia um segundo, ou, o que é mais comum, influencia todo um grupo. Na política temos visto muito isso. Uma boa olhada nos políticos no exercício de cargos públicos – em todas suas esferas – vai mostrar que boa parte é advogado.

Talvez mesmo porque esta seja a profissão com maior número de estudantes em cursos superiores em todo País. Mas, a explicação será mesmo numérica ou, como sugerimos no início deste artigo, um advogado já é um líder por natureza ao escolher seu curso superior?

Seja um líder, nunca um chefe

Então, como transplantar isso para dentro de um escritório de advocacia, onde todos são advogados ou estudantes que caminham nessa direção? Agora sim começamos a definir – ou a encontrar – quem efetivamente é líder. Um líder enfrenta as demandas e os conflitos e busca ou apresenta soluções.

Dentro de um escritório, uma empresa pequena ou uma grande corporação, existem os chefes e os líderes. O chefe possivelmente chegou ao cargo por nomeação, herança ou alguma outra contingência profissional. O líder chegou por méritos, entre os quais é preciso colocar o conhecimento.

 

Liderar quem sabe é bem melhor

 

E esta é uma característica nata ao líder: ele sempre tem bom conhecimento sobre o assunto alvo de sua liderança. Numa banca de advocacia, pode existir um advogado liderado que entenda mais de um ramo específico do Direito, mas o líder precisa ter condições de contestá-lo e até modificar argumentações.

O líder precisa ter domínio sobre os assuntos que trabalha. E ter profissionais melhores do que o líder em temas específicos já é outra característica nata ao líder – ele tem que saber liderar, oferecer alternativas e soluções e não ‘mandar’. O líder deve saber valer-se de pessoas inteligentes e de boa formação intelectual.

Um bom líder não dá ordens

Ter medo de colocar em sua equipe alguém melhor do que você já é sintoma de fraqueza, o que não é conveniente a um líder. É fundamental cercar-se sempre dos melhores, porque, assim o fazendo, o caminho para o sucesso começa a ser aberto. Uma boa banca de advocacia precisa dos melhores, tendo um bom líder à frente.

Um bom líder sabe dialogar. Ele não dá ordens, ele discute ideias e as encaminha para encontrar a melhor solução à equipe ou ao grupo. E esta deve ser uma das principais habilidades de um líder – encontrar soluções, entre muitas alternativas à sua disposição. Ao demonstrar esta habilidade ao grupo – a do diálogo -, o verdadeiro líder ganha a confiança e confirma ainda mais sua liderança.

 

É essencial para a democracia

 

Um líder precisa sempre ser equilibrado. Se perder a postura diante de algum liderado, numa discussão mais áspera, deve ter o talento e a sabedoria de retomar o equilíbrio e reconduzir a conversa e as discussões para o ambiente centrado de maior conforto e entendimento.

Exercer a advocacia em sua plenitude é contribuir decisivamente para a plena democracia – aquela em que os valores humanos são respeitados e a Justiça tenha o equilíbrio necessário entre os três poderes.

 

Advogado como CEO de corporações

 

Para o advogado com capacidade de liderança, vai um pouco além: ele já começa a ser chamado para muitos outros afazeres sociais, inclusive na liderança de grandes empresas – incluindo CEO de grandes corporações. Ou a presidência do País.

Aquela liderança nascida no escritório, mais do que há algum tempo, anda hoje sendo requerida para desafios bem maiores. Exercer sua liderança, e fazê-lo muito bem, portanto, pode ser fundamental para seu futuro pessoal. Pense bem nisso.

Deixe seu comentário e compartilhe!

Escrito por easycase

Separamos esses artigos para você...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *