Como tornar o seu nome conhecido no mundo jurídico

Como tornar o seu nome conhecido no mundo jurídico

 

 

A escolha de uma profissão é sempre um momento especial – e difícil – na vida de cada um. Se for um curso superior, então, pode exigir até os conhecidos testes vocacionais. Mas não é, com certeza, o único momento em que você vai se deparar com a angústia de não ter a certeza de qual caminho seguir.

Enfrentar a carreira jurídica, por exemplo, vai lhe exigir novas opções logo ali na frente. Uma vez formado, tem a opção de carreiras públicas – em muitas áreas -, como ser juiz ou promotor público.

Mas o que você quer, mesmo, é ter seu bom escritório de advocacia, ao lado de muitos sócios, colaboradores e estagiários. Fácil a escolha, não?

 

 

Defina seu projeto profissional e de vida

 

 

Não, não é. E esta afirmação não é para desencorajá-lo. É para não deixá-lo iludido de que, uma vez formado, basta abrir uma porta de frente para a rua que os clientes chegarão que nem água na cachoeira.

Antes disso, vem a formatura, a prova da OAB, uma ou duas pós-graduação, cursos de especialização e, para os de maior sorte e esforço, passagem por escolas no Exterior. Aí você já pode dizer: estou pronto para enfrentar a profissão…

A resposta é… talvez. Um advogado de sucesso quase sempre percorreu todos os caminhos citados acima, mas com mais algumas preocupações, que é bom levar em consideração em seu projeto profissional e de vida.

 

 

Escolha entre dinheiro ou sucesso

 

 

Há uma expressão em inglês – mindset – que anda muito em moda ultimamente no ramo do marketing. A tradução literal seria ‘mentalidade’, mas ela quer expressar muito mais que isso: quer dizer atitude e postura diante da profissão e da empresa.

E esta talvez seja a primeira dica para um advogado que deseja ter seu nome conhecido no mundo jurídico e, mais do que isso, ser um advogado de sucesso. Sua atitude inicial deve ser: o que eu busco na profissão, dinheiro ou sucesso.

Porque uma coisa pode vir ligada à outra, mas, não necessariamente. Quase com certeza todo bom advogado almeja ganhar muito dinheiro, ficar rico e, junto, ganhar fama e reconhecimento de bom profissional.

 

 

O advogado que pagou almoço ao cliente

 

 

Mas, se você iniciar sua carreira apenas com a busca de casos que venham a lhe render uma boa conta bancária, saiba que existem bons advogados de sucesso que começaram com causas quase perdidas. E que não lhe renderiam quase nada em termos financeiros.

Mas, uma vez ganha a causa, ganharam notoriedade pelo sucesso jurídico alcançado, o que lhes rendeu, em consequência, muitas outras causas, estas sim seguidas de polpudas contas bancárias.

Há um caso conhecido no mundo jurídico: o cliente, ex-banqueiro falido, não tinha dinheiro nem para pagar o almoço que marcou a conversa inicial. O advogado, hoje dono de um dos maiores escritórios do País, pagou o almoço, ganhou a causa e o sucesso foi extraordinário.

 

 

Um pouco de sorte, com muita ação

 

 

Um pouco de sorte, dirá você. Sim, pode ser, mas a sorte também faz parte de uma estratégia em que você delineia os passos e segue-os com a segurança de quem sabe o que está fazendo.

E aqui pode estar a sua segunda grande e necessária opção: defina seus objetivos e faça a opção por seu nicho de mercado. Você quer ser criminalista? Ou prefere algo mais sofisticado no direito, como o setor bancário, empresarial ou gestão de negócios.

Em qualquer deles, aqueles cursos iniciais que você fez só terão valor se você for, mesmo, dedicado aos livros. Quer dizer, a muitos websites da web que se dedicam aos textos jurídicos, desde as doutrinas dos primeiros gregos e romanos até os mais modernos e atuais pensadores.

 

 

Trabalhe o marketing do seu escritório

 

 

Estar atualizado é fundamental. Se você quer ser, mesmo, um advogado de sucesso e ter seu nome conhecido no mundo jurídico, precisa estudar muito. Continuamente, sem parar. E esta é a terceira e importante dica.

Um bom advogado, além de conhecer a doutrina, precisa saber onde buscar, rapidamente, as informações que precisa para consubstanciar a argumentação do processo que precisa de urgente petição ou, quem sabe, da argumentação perante um juiz.

Você precisa saber, com precisão, trabalhar o marketing do seu escritório. O seu negócio – sim, o seu escritório é o seu negócio, a sua empresa – precisa ir muito além da rua, do bairro ou da cidade onde você atua.

 

 

Não restrinja sua área de atuação

 

 

Você precisa marcar presença no mundo jurídico e isso vai além do seu Fórum principal de atuação. Para isso, é fundamental a escolha de tecnologias que lhe permitam contatos em todo País e até mundo afora. Porque o mundo, hoje – e sua profissão – é global, não termina ali na esquina.

Nada de manter aquele monte de pastas e papeis sobre sua mesa. Isso é ultrapassado. Recorra à tecnologia. Existem modernos software que fazem boa parte do trabalho do seu escritório, incluindo a gestão financeira e gestão de pessoal, como o controle do que fazem cada um dos seus colaboradores – dos sócios aos funcionários e estagiários.

É preciso ser um bom gestor financeiro e empresarial. É preciso saber trabalhar em equipe. Ser um líder no seu negócio, não um chefe. Saber identificar os líderes de grupo dentro de sua equipe. Feito tudo isso, não tenha dúvidas: você está a caminho de solidificar seu nome no mundo jurídico. E tornar-se um advogado de sucesso.

 

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Escrito por easycase

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