Marketing para escritórios de advocacia

Marketing para escritórios de advocacia

 

 

Em tempos de mundo globalizado e distâncias tão curtas quanto um click na web, ainda há muitos advogados que não acreditam – ou resistem a acreditar – no marketing para escritórios de advocacia. Se você está nesse grupo, comece a rever suas posições para alavancar seus negócios.

E se você torceu o nariz para a expressão ‘alavancar seus negócios’, então é certo que está na hora de adentrar no novo mundo que está à sua volta. Um escritório de advocacia precisa ser gerido como empresa para levá-lo ao sucesso no mundo jurídico.

 

 

Há 90 mil novos bacharéis todo ano

 

 

Ninguém pretende doutriná-lo ou mudar seus conceitos sobre a vida ou sua profissão – apenas mostrar que o mundo passou a andar rápido demais e, quem não acompanhar essas mudanças, será devorado na ultrapassagem.

É possível praticar o Direito dentro dos melhores padrões éticos e das regras definidas pelo Código de Ética da OAB sem desconectar-se da nova ordem mundial – e da nova realidade de um mundo agilizado pela introdução da rede mundial de computadores. O Brasil possui hoje pouco mais de 1.200 cursos de direito, com quase 700 mil alunos matriculados. Em média, o Brasil forma 90 mil bacharéis por ano, quase 250 por dia.

Essa é a realidade que cerca o seu negócio e que você precisará enfrentar assim que entrar no concorrido mercado profissional. Se já está nele, é sua realidade diária.

 

 

Especialização pode melhorar a credibilidade

 

 

Para enfrentar esse novo mundo à sua volta, estratégias precisam ser definidas. A primeira delas provavelmente encerra-se na palavra ‘especialização’. Aquelas antigas e carcomidas placas indicando o escritório faz tudo – ‘especializado’ em civil, crime, família, comercial, etc – mostra que não há especialização.

E bons escritórios, hoje, têm segmentação – embora você possa ter sócios e funcionários especializados em áreas diferentes do Direito. Credibilidade é a palavra chave e você precisa mostrar que sabe e sabe muito do setor em que atua. Precisa atuar com conteúdo.

Os tempos atuais exigem que você esteja plugado, não importando qual o tamanho do seu escritório. Para vencer no mundo profissional, você precisa crescer.

 

 

Regras elementares de planejamento

 

 

Regras básicas que o marketing indica e que é necessário observar:

 

  • Fortalecer seu vínculo com sua clientela atual, o que, para um advogado, significa manter estreito relacionamento com seus clientes
  • Entrar no mundo da comunicação, com presença garantida em mídias que deem suporte à divulgação de seu trabalho
  • E faça isso de forma insistente, através da definição de regras que devem ser seguidas toda semana ou, no mínimo, todo mês

 

Isso significa que, para começar, você precisa definir espaços na sua agenda para tratar do marketing pessoal e do escritório. Não bastam ações extemporâneas de divulgação. Elas precisam ser sustentáveis, com regras definidas e permanentes.

 

 

Alternativas para serem observadas

 

 

É claro que você pode recorrer a profissionais especializados que sabem como divulgar – bem – o seu escritório através das redes sociais, respeitando o Código de Ética da OAB. Mas, isso já é para escritórios maiores, de bom faturamento.

Para quem ainda percorre os primeiros passos rumo ao sucesso profissional, é bom começar pela definição de algumas estratégias.

 

  • Organize e padronize seu material de escritório, com a definição de logomarca e identificação visual do material de escritório
  • Participe de encontros e reuniões profissionais que tratem do Direito e, mais especificamente, de sua área de atuação
  • Participe dos debates, deixe claro a todos sua área de atuação
  • Marque presença em encontros sociais dos segmentos de seu interesse. Se você atua na área comercial, não deixe de estar presente em encontros da CDL e Sindicatos do Comércio, por exemplo
  • Seja atuante na internet e nas redes sociais

 

 

Escreva artigos e marque presença

 

 

Existem muitas formas de atuar nas redes sociais. Há o Facebook, Instagram, Twiter, Google Adwords, Google Meu Negócio, Linkedin ou marketing de conteúdo. A não ser que você tenha alguém especializado para deixá-lo sempre atuante em todas estas redes, não há como marcar boa presença em todas.

Então, faça opções. Em quase todas, é possível ter presença informal ou através de anúncios pagos (lembre-se do Código de Ética). O Facebook, a mais conhecida, é uma rede para amenidades. Muitos entram ali para ver notícias de amigos ou parentes ou para banalidades. Você não vai, portanto, atingir público que busca pelo seu trabalho. Idem para Instagram.

Nestas redes, e no Twiter, entretanto, você pode marcar sua posição através de opiniões a temas relevantes. Provavelmente vai provocar polêmicas, mas é o caso de analisar cada circunstância.

 

 

Melhores alternativas na web

 

 

O Linkedin pega público profissional. É mais dirigido. O mesmo você pode obter através do Google Adwords e Google Meu Negócio, mas, se você não entende muito do assunto, vai precisar de especialista.

O marketing de conteúdo, através de matérias para SEO e publicação em sítios especializados (inclusive Linkedin), pode levá-lo a ser mais conhecido no mundo jurídico e fazer valer sua opinião diante de, quem sabe, futuros clientes. Este é o caso em que você busca ampliar sua clientela e firmar posição entre clientes atuais.

É claro que, neste caso, será preciso bom planejamento e estratégia de comunicação. Escolher temas em que você tenha bom domínio e que sejam de sua área de atuação, para conquistar clientes.

 

 

E não se esqueça dos seus e-mail

 

 

É bom não esquecer, também, do velho e bom e-mail. Você faz verificação diária dos que recebe? Inclusive na caixa de spam? Nunca deixe de responder e-mail que pode reverter em cliente ou conservar um.

Não se esqueça que esta busca via marketing digital é importante porque não é proibido pelo Código de Ética da OAB, desde que observadas algumas limitações. Não é permitido, por exemplo, oferecer serviços gratuitos. Nem tampouco colocar preços em produtos, publicamente, de forma especial abaixo da tabela. Seria aviltar a profissão e dá processo.

Também não pode anunciar em redes comerciais, como rádio e TV. Ou, mesmo na net, fazer comerciais do tipo “preço mais baixo” ou “ligue agora e ganhe…” qualquer coisa que seja. Você pode divulgar conteúdo e esta sim é uma excelente via para tornar-se profissional conhecido e de sucesso no mercado. Conquistar o mundo começa por ganhar o local ou a cidade em que você atua.

Escrito por easycase

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