Quais as vantagens em receber os Recortes Jurídicos por meio digital?

Quais as vantagens em receber os Recortes Jurídicos por meio digital?

 

Os estudantes de direito de hoje – ou os jovens advogados -, já acostumados às lides diárias com computador ou smart fone, só em livros de história poderão ter uma ideia do que era a rotina de antigos advogados: todo dia de cartório em cartório no Fórum da cidade em busca de atualização ou informações sobre os processos de seus clientes.

Tarefa árdua essa, mas que, neste passado nem tão distante assim, podia diferenciar um advogado destinado ao sucesso de outro, não tão diletante. Na rotina diária daquele primeiro, estava a preocupação em não perder prazos e garantir sucesso ao processo do seu cliente.

 

 

Garimpo diário em cartórios jamais

 

 

O advogado poderia, também, contratar um escritório especializado em acompanhar o trabalho do Fórum e, então, receber já cedo os recortes de diários oficiais com despachos de juízes, citações ou informações diversas, onde poderiam estar seu cliente. Tarefa complicada essa, onde, muitas vezes, era indispensável recorrer à memória infalível.

Infalível? O que mudou em relação aos tempos atuais não é apenas essa rotina de dispensar tempo – e dinheiro – para o garimpo diário aos cartórios forenses. O surgimento de software e programas de computador que fazem esse trabalho instantâneo também blindam o advogado quanto à perda de prazos ou a falta de informações mais detalhadas sobre cada processo.

 

 

Com bom software, o tempo fica a favor

 

 

A memória e o tempo ficam para questões mais importantes, como buscar argumentos que ajudem na continuidade do processo. Os recortes jurídicos hoje são mais sofisticados e podem chegar ao escritório já dissecados por um software que traga, também, mais informações e a história do processo, com detalhes sobre os últimos andamentos.

Ou seja, dispensa, em boa parte das vezes, a necessidade de uma busca ao processo, mesmo que digital e que sempre exige tempo. Este, o tempo, transforma-se em aliado do advogado para tarefas mais preciosas, como contatos com clientes ou estudos e consultas que possam resultar em êxito judicial.

O processo físico, com a digitalização em Fóruns e juizados, tornou-se peça pré-histórica. Os novos e bons software encarregam-se de quase tudo. É o caso do EasyCase, software especialista em informação jurídica.

 

 

Gestão administrativa de seu escritório

 

 

Esta certamente passa a ser uma das novas tarefas de advogados atentos e seus escritórios de advocacia, não importa seu tamanho – qual software escolher, como obter dele os melhores resultados e como passar a usar melhor o seu tempo.

Ah se aqueles antigos senhores de cartola e fraque preto sonhassem que um dia poderiam ter todas essas informações no apertar de um botão. Está certo que o contato físico no cartório mostra maior diligência e preocupação com o cliente e seu processo.

Mas, isso é hoje também possível através do computador e seu software jurídico. Com o acréscimo de que, se você escolher o software correto, ainda vai ganhar a gestão administrativa de todo seu escritório – de pessoas, entrada e saída de dinheiro, prazos em processos, dicas jurídicas e até publicações especializadas com decisões e jurisprudência recente. O Sisea é um bom exemplo disso, software especialista em gestão de escritórios jurídicos, esse sistema integra o setor jurídico, financeiro e administrativo dos escritórios de advocacia.

 

 

Por trás da máquina continua o advogado

 

 

Olhando dessa maneira, não parece haver dúvidas de que o causídico de hoje leva ligeira e importante vantagem sobre seu antepassado. A gestão do processo eletrônico hoje oferece quase tudo, de recortes jurídicos a controle de prazos. Mas, há um perigo aí embutido: aquela diligência diária também permitia, ao advogado, pensar e criar argumentações sobre cada fase do andamento processual.

Ou seja, a facilidade do processo eletrônico não pode lhe deixar no conforto de que, hoje, tudo resolve-se sozinho, porque isso não é verdade. A argúcia, a finesse e a sagacidade do advogado ainda são indispensáveis ao bom andamento processual. Sua atualização permanente, portanto, permanece como item indispensável a um profissional de futuro e de sucesso.

 

 

Confiar na memória, com tantos prazos?

 

 

Não é possível dispensar, por exemplo, que seu software escolhido tenha um eficiente serviço de busca em tribunais. Sempre há aquele melhor do que o outro. E que o resultado das buscas venha com boas dicas sobre o andamento histórico e cronológico do processo. Aí sim será de grande valia ao seu trabalho.

Não dá para confiar apenas na memória – é perigoso demais, com tanto prazo a acompanhar. A partir do momento em que você recebe essas primeiras informações do seu recorte jurídico digital, já é possível estabelecer suas prioridades do dia, como recursos ou informações requeridas pelo juiz.

 

 

Contatos com advogados e clientes

 

 

É preciso atentar, também, de que, ao contrário do que ocorria antigamente, hoje você não precisa ir ao Fórum para realizar várias tarefas. O chamado armazenamento em nuvem, por exemplo, lhe possibilita inclusive pagar tarifas ou atuar em tarefas rápidas em recursos de onde você estiver, a partir de um notebook ou até de um smart fone.

Tudo isso pode estar no seu software escolhido (www.easycase.com.br).  Se você tem outros advogados atuando no processo – ou até se precisa falar com o cliente – isso também pode ser feito de forma remota, de onde você estiver. É possível, portanto, ganhar tempo e melhorar sua produtividade, bastando uma boa organização e controle do programa adquirido.

 

 

Boa agenda eletrônica ajuda

 

 

Esta é outra questão de suma importância. Não basta comprar um bom software, o melhor do mercado. É preciso receber bom treinamento e ficar com completo controle de como utilizar bem a máquina, para tirar o melhor proveito do seu software, ou ele se tornará uma mercadoria importante, mas, inútil para você.

O gerenciamento de dados é de suma importância. Você deve saber gerar relatórios, criar filtros para ver quais informações podem ser repassadas a outros e, claro, como gerenciar a confidencialidade dos documentos de seu cliente. Não se esqueça que mesmo software seguros podem ser hackeados. Mas, já existem os de máxima proteção, como o Sisea, por exemplo.

Feito isso, é importante que seu cliente também saiba utilizar o computador pelo menos nas tarefas básicas, para que vocês possam ter boa comunicação. E não se esqueça de uma boa agenda eletrônica para o controle de seus compromissos e de garantir sua assinatura digital.

 

Deixe o seu comentário abaixo e compartilhe com os seus amigos.

Escrito por easycase

Separamos esses artigos para você...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *